A Agência Pepper apresenta nesse post, que está dividido em algumas partes, a tipografia.Apresentamos o que são fontes seguras, anatomia de uma fonte e as diferenças entre os tipos de fontes.
A finalidade de um site é a comunicação, seja nas empresas, lojas virtuais ou redes sociais, o que queremos é transmitir conhecimento e informação. Diante disso, a tipografia é algo crucial.Tipografia é a arte na composição de um texto, é produzir impressões por meio da escrita. Contudo, o uso da tipografia encontra muitos obstáculos uma vez que designers ficam limitados a usar fontes que os usuários já têm instaladas em seu computador.
Usando o tipo na web
As fontes seguras são aquelas que, por padrão, são suportadas nos principais sistemas operacionais. Jason Beaird em seu livro “Príncipios do Web Design Maravilhoso” apresenta as nove fontes seguras para se usar na web:
A propriedade font-family da CSS, apresentada abaixo, permite a escolha de fontes em ordem de preferência.
font-family: ‘Calixto MT’, Georgia, “Times New Romam’, serif;
Se a primeira fonte não estiver disponível, será usado a segunda. Se a segunda fonte não estiver disponível, será usado a terceira e assim por diante.
O uso de fontes seguras é aconselhável pois as fontes usadas no site somente são apresentadas se caso os usuários as possuam instaladas em seu computador, embora isso esteja mudando com a adoção do CSS 3.
De qualquer forma, o suporte a CSS 3 nos navegadores ainda não é padronizado e nem foi finalizado, transformando as fontes seguras a melhor opção de escolha.
Como as fontes seguras são suportadas pelos principais sistemas operacionais, não corremos o risco de fazer um site tipograficamente muito bonito mas que não será apreciado pelo usuário.
Anatomia de uma fonte
Anatomia de uma fonte é a descrição de suas partes. Confira:
1 – Vértice
2 – Serifa
3 – Barriga
4 – Finial
5 – Bojo
6 – Descendente
7 – Altura das maiúsculas
8 – Altura-x
9 – Linha de base
10 – Linha descendente
11 – Haste
12 – Lóbolo
13 – Orelha
14 – Ascendente
15 – Braço
16 – Barra
17 – Altura da ascendente
Diferenças entre tipos de fontes
Na tipografia as fontes são classificadas basicamente em 5 tipos: com serifa (serif), sem serifa (sans serif), manuscritas, decorativas, símbolos (dingbat). As figuras a seguir ilustram cada tipo de fonte:
Fontes com serifa:
Fontes sem serifa:
Fontes manuscritas:
Fontes decorativas:
Fontes dingbat:
0 comentários:
Postar um comentário